A doença gonocócica é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em nível mundial, comprometendo inúmeras pessoas a cada ano. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode comprometer indivíduos de ambos os sexos, e, se não tratada, pode levar a problemas sérios. Neste conteúdo, exploraremos os sinais mais comuns, formas de transmissão, identificação da doença e tratamento da doença gonocócica.
Definição da Gonorreia
Essa IST é uma doença causada por bactéria que compromete principalmente as estruturas do sistema genital, abrangendo uretra, colo do útero, ânus e orofaringe. Apesar de que possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode resultar em complicações sérias.
Como Identificar a Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem ser diferentes de acordo com o sexo, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Caso ocorram, os sintomas mais comuns podem ser:
Em Homens:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Vermelhidão e inchaço na uretra
Manifestações Femininas:
Corrimento vaginal anormal
Dor ao urinar
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Sensação de peso na pelve
Outras Manifestações:
A infecção pode comprometer a orofaringe, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Formas de Disseminação da Doença
A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, incluindo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, como infecção ocular mais informações grave.
Diagnóstico da Gonorreia
A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, tais como:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
O tratamento envolve o uso de antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Todavia, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.
Comments on “Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber”